Fotos: Nelson Barros
CidadeDESTAQUES

Grupo Balaio de Bambas realiza primeira formatura de Mestre de Capoeira em Miracema

O grupo Balaio de Bambas Capoeira realizou neste domingo (26), a primeira Formatura de Mestre de Capoeira em Miracema. O evento foi marcado pela formatura do Mestre Ranunfo (Luandezu) e contou com a presença da Banda Sete de Setembro, que deu início a cerimônia.

O mestre Ranunfo nasceu no município de Miracema e iniciou na capoeira de rua aos 09 anos. Em 1993, conheceu a Associação de Capoeira Beira-mar, fundada pelo Grão Mestre César. Em 2006, afastou-se do grupo para cuidar da saúde do pai e, após um tempo, entrou para o grupo Muzenza como aluno do Mestre Índio. Em 2010, foi convidado a retornar à Associação de Capoeira Beira-mar, onde restabeleceu seus trabalhos, fazendo parte da criação do grupo Balaio de Bambas, com o qual hoje segue realizando seus projetos.

Seu trabalho no mundo da capoeira sempre foi feito visando a inclusão de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, os menos favorecidos e em condições de vida de riscos. Aulas sempre gratuitas e sem fins lucrativos, abrindo novas oportunidades e mostrando caminhos diferentes que podem ser seguidos através do esporte e da cultura.

Entre os diversos projetos que o mestre Ranunfo participou e ainda apoia estão: Escola de paz da UNESCO; AABB Comunidade; Cooperativa de esportes; Parcerias com escolas municipais; e Projeto Raízes, onde atualmente atende cerca de 30 famílias para o ensino da capoeira e disseminação da cultura afro-brasileira, com atuação e inclusão de crianças autistas.

Atualmente, mestre Ranunfo é membro da diretoria da Associação Folclórica e faz parte da diretoria da Liga das Escolas de Samba de Miracema, atuando em sua comunidade para solicitar o desenvolvimento e crescimento da mesma.

Durante o evento em Miracema estiveram presentes diversos mestres de capoeira como, o Mestre Kareca de Paraíba do Sul, Mestre Índio de Petrópolis, Mestre Rolha de Cordeiro, Mestre Suspeito de Petrópolis, Mestra Chaverinho de Muriaé, Mestre Boleba de Cordeiro, entre outros.