Varre-Sai inaugurou Centro de Atendimento Especializado para crianças portadoras de necessidades especiais


Agora as crianças com necessidades especiais de Varre-Sai podem contar com um local especializado para o atendimento na cidade. É que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, com importante parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social, inaugurou o Centro de Atendimento Especializado de Varre-Sai (CATES).

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

O vice-prefeito de Varre-Sai, João Said, representando o prefeito Silvestre José Gorini, inaugurou o espaço, na Área de Lazer Pedro Nunes, na manhã de sexta-feira (21/12), juntamente com os secretários municipais de Educação e Cultura, Fátima Pimentel; de Saúde, Rafael Fabbri, e de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Isabela Louvain Fabri Moraes.


'O prefeito pediu que eu viesse trazer a sua palavra de alegria e dar os parabéns para todos os que colaboraram para que esse Centro se tornasse realidade. É uma doação para esse setor que carece de muita ajuda. Queremos fazer as coisas para quem mais necessita. Nosso espirito é de doação e de fazer o melhor por Varre-Sai', frisou o vice-prefeito.


Inicialmente o Centro de Atendimento Especializado oferecerá serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia e assistência social. Com previsão de outros serviços serem iniciados no mês de janeiro como neuropediatria, terapia ocupacional e psicologia.


Através de uma participação conjunta das secretarias envolvidas, no desenvolvimento de ações para um atendimento integrado e multiprofissional para a reabilitação, com abordagem e acompanhamento inicialmente de crianças com necessidades especiais, objetivando melhorar a qualidade de vida destes e da família e promover a inclusão social.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Fabbri, quando assumiu a Secretaria, o município atendia apenas sete crianças em Itaperuna. 'Hoje temos a capacidade para atender em Varre-Sai e já são 25 crianças cadastradas para serem atendidas no Centro. Estamos oferecendo tratamento de qualidade às crianças, capacitamos os profissionais e vamos continuar capacitando para atender quem mais precisa', lembrou o secretário de Saúde.


 A secretária municipal de Educação e Cultura, Fátima Pimentel, destacou que a implantação do novo espaço faz parte do Plano de Ações do Governo Federal (PAR). 'É a quarta meta que estamos atendendo dentro da Educação que dá um atendimento especializado às crianças especiais das escolas do município', afirmou a secretária de Educação.


Já a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Isabela Louvain Fabri Moraes, falou da satisfação em fazer parte do projeto de criação do CATES. 'A gente espera sempre contribuir para o melhor atendimento dos usuários, torcemos para que tudo dê certo porque é muito bom termos um Centro no nosso município, pois sabemos as verdadeiras necessidades e demandas dos munícipes', afirmo a secretária de Assistência Social.


A psicopedagoga e Coordenadora do CATES, Maria Aparecida Purificate, ressaltou que já existe um psicólogo atuando em uma sala da Secretaria de Saúde, com atendimento para pessoas a partir de 11 anos de idade. 'A gente vem lutando há um tempo para conseguir o Centro e agora conseguimos alcançar a meta, junto com as Secretarias parcerias. O trabalho está muito gratificante e após o Natal, começaremos o atendimento, o que é uma vitória para todos nós', concluiu.


Também estiveram presentes no evento os secretários municipais de Agricultura, Antônio Carlos Celebrini, de Turismo e Esportes, Adriano de Oliveira Silva e de Defesa Civil, Carlos Humberto Faria Barbosa, o assessor político, José Carlos Estevão de Castro e os vereadores José Maria de Freitas Pelegrini e Paulo Sérgio Barsani.


Silaine Terra/Departamento de Comunicação/Prefeitura Municipal de Varre-Sai