(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

Comemoração do Dia da Árvore em Miracema

Letícia Barros | aguiarbleticia@gmail.com

Letícia Barros | aguiarbleticia@gmail.com

Em virtude do Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, as Secretarias de Meio Ambiente e Educação, em parceria com a Aminature, promoveram nas escolas da rede municipal, palestras de conscientização junto aos alunos, sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Ao término das referidas palestras, os alunos presenciaram a plantação de árvores em cada escola, caracterizando um gesto efetivo de zelo pela natureza, bem como incentivo a todos os estudantes.

COMO SURGIU O DIA DA ÁRVORE

Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos. O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas.

Desde aquela época, as árvores já vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Pelo fato do Dia da Árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera muitas nações adequaram esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países.

No Brasil, o decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabelece que o Dia da Árvore deve ser substituído pela Festa Anual das Árvores. Isso porque o Brasil possui diferentes características climáticas, o que dificulta o plantio das mesmas no mês de março em estados do norte e nordeste. Nessa época, essas regiões passam pelo período de seca.

Fonte: Toda Matéria