InícioCidade'Deixa eu te ajudar?': projeto oferece atendimento psicológico gratuito para adolescentes e...

‘Deixa eu te ajudar?’: projeto oferece atendimento psicológico gratuito para adolescentes e jovens de Muriaé

Com o intuito de prestar apoio psicológico para adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos, a Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (Fundarte) deu início ao projeto “Deixa eu te ajudar”.

Lançado no “Setembro Amarelo”, campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio, o projeto oferece um primeiro contato entre quem precisa de ajuda e um profissional para prestar orientações.

Os atendimentos são feitos de maneira on-line, pelas redes sociais do projeto e são gratuitos. Atualmente, 5 psicólogas fazem parte da equipe de atendimento e estão disponíveis de segunda a sexta-feira.

Time de psicólogas que prestam atendimento no projeto — Foto: Instagram/Reprodução

A iniciativa tem o apoio das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Muriaé. De acordo com o coordenador do setor de juventude da Fundarte, Evandro Silva, a plataforma on-line é a maneira de o adolescente ou jovem que precisa de ajuda fazer o primeiro contato com a profissional que, se identificar necessidade, marcará um atendimento presencial.

“O jovem entra em contato e a profissional do dia responde perguntando se pode ajudar. Através da confirmação do assistido, os mesmos seguem conversando até a conclusão do melhor direcionamento para o jovem. Em casos mais necessários, a psicóloga vai convidar o jovem para um atendimento presencial no centro de referência à juventude no Centro da cidade”, explicou Evandro.

Para conscientizar toda a população sobre a importância de pedir ajuda, ao longo deste mês de setembro, serão realizadas ações nas praças e escolas da cidade, com distribuição de panfletos e banners.

“O que queremos é conscientizar sobre a importância de cuidar da mente e também para divulgar entre os jovens a plataforma”, concluiu Evandro.

Fonte: G1

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS RECENTES