InícioDESTAQUESJornalista lança e-book revelando o universo do filho

Jornalista lança e-book revelando o universo do filho

Jornalista Simone Mendonça está lançando edição em e-book do livro Pérolas – palavras e artimanhas de um menino autista, que resgata as postagens em redes sociais com a visão de mundo a partir do filho Davi Mendonça Cardoso diagnosticado com autismo aos 10 anos.

A jornalista Simone Mendonça está lançando uma edição reformulada do e-book Pérolas – palavras e artimanhas de um menino autista. O livro resgata as postagens nas redes sociais revelando o olhar especial do filho Davi Mendonça Cardoso sobre as coisas, ou um modo diferente de dizê-las, eu ia escrevendo episódios e postados nos perfis na internet, nos quais sempre choviam comentários cheios de risos e sugerindo que um dia fosse publicada aquelas pequenas e divertidas histórias.

Davi em Portugal.

– Nos episódios, nunca cheguei a falar sobre o meu filho fazer parte de um universo atípico. No fundo, a minha vontade era naturalizar a presença dos atípicos em um universo majoritariamente neurotípico. Sim, o mundo do meu filho é composto de características chamadas de espectro autista, cheio de particularidades – sendo algumas delas limitações e outras tantas potencialidades. Pérolas – Palavras e artimanhas de um menino autista” não traz grandes narrativas românticas, também não traz receitas de autoajuda ou estrofes de poesia. Suas páginas contêm pequenos diálogos ou relatos de uma rotina com um menino curioso e sensível. – revela Simone.

No Prefácio Davi destaca que desde pequeno, foi apresentado ao universo dos livros, da literatura, da política, das histórias e da filosofia. E por isso sempre gostou de questionar e, através do questionamento, chegar às respostas de uma maneira leve, divertida e diria que filosófica também, com o fim de colocar os outros para refletirem sobre como as coisas mais simples podem vir a ser as que mais têm a ensinar.

– Esses questionamentos, que surgiam nos nossos colóquios diários, foram registrados pela minha mãe com as respostas que eu dava acerca da vida e do ponto de vista que tenho sobre ela e de como resolver os problemas. Talvez, por ter sido diagnosticado com autismo (nível 1 de suporte), sempre tive uma visão diferenciada dos fatos e das experiências, o que sempre ficava evidente nos diálogos- – conta Davi.

Davi revela uma história marcada pela luta por superar o preconceito e mostrar a sociedade que o autismo não limita capacidades, mas apresenta um olhar sobre o mundo e a realidade. O livro destaca as palavras e ideias diferentes que são preciosidades e apresentam um menino com capacidades.

– Esses pequenos episódios que são parte de uma grande história: uma rotina de mãe e filho – eu e Davi – cheia de amor e de desafios diários na missão de educar. Chamei esses episódios de “pérolas” porque se referem a palavras e ideias inteligentes; e porque são preciosidades. Eles aconteceram em diferentes momentos da infância do Davi, aproximadamente dos sete aos doze anos de idade, quando ainda não tínhamos diagnosticado o espectro autista.- conclui a mãe.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS RECENTES