CidadeDESTAQUES

Paróquia Santo Antônio de Miracema, completa 95 anos

Queridos irmãos e irmãs, hoje celebra mais um aniversário da nossa Paróquia, 95 anos. Peçamos a todos que nas suas orações agradeçam ao Senhor pelas bênçãos recebidas, mas também que Lhe peçam que estenda o seu amor a novos irmãos e irmãs para que a nossa igreja continue a crescer.
Aqui vemos e sentimos a glória e graça de Deus e reforçamos a nossa fé e o nosso amor. Parabéns para a nossa Paróquia Santo Antônio de Miracema!
Segue um pouco da nossa História:
Por volta de 1842, com a construção da capelinha que deu origem a nossa cidade, foi criada da Freguesia do Ribeirão de Santo Antônio, depois, Santo Antônio dos Brotos, com o passar do tempo, essa freguesia foi elevada à condição de curato, em 1897.
Em 18 de dezembro de 1926, foi criada pelo Senhor Bispo de Campos, D. Henrique César Fernandes Mourão, a Paróquia Santo Antônio de Miracema.
Seu primeiro pároco foi o padre Júlio Braga que aqui ficou até 1927. Padre Júlio fez grandes melhoria em nossa Igreja Matriz, como a construção da antiga escadaria. Veio substituí-lo o Padre José Albuquerque até 1931.
Entre 1931 a 1936, o Cônego José Tomaz de Aquino Menezes, que construiu as capelas laterais da Igreja Matriz.
No ano de 1936 o Padre Francisco Melchíades de Mello, trabalhou somente seis meses. Faleceu durante uma excursão à Europa.
De novembro de 1937 a outubro de 1938 assumiu o Padre Jefferson Valgueiro Diniz. Foi ele quem construiu a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, primeiro santuário Mariano, em local externo, existente na Diocese.
A 02/11/1937, veio substituí-lo o Padre João Maria Chiaramonte.
Em 11/02/1944, veio o Padre José Nicodemos dos Santos que construiu o Sacrário no Altar-mor.

Pelos anos de 1945 a 1954, tivemos como pároco o Cônego Joaquim Thaumaturgo Coimbra de Albuquerque, que muito fez por nossa Paróquia. Construiu a Casa Paroquial em 1945, bem como as igrejas de Paraíso, Venda das Flores e Areias, além de realizar melhorias internas na Igreja Matriz e a remodelação de seu exterior com o aumento das torres.
Em 1954, Padre Olivácio Nogueira Martins.
No ano de 1955, veio o Padre Oton Deodato de Souza.
De 1955 a 1973, a Diocese de Campos confia nossa Paroquia aos Padres Cruzios (Congregação da Ordem de Santa Cruz), vindos da Holanda. Padre Alberto de Jarger O.S.C. de 1955 a março de 1966. Com ele, os padres Teófilo Dalesse O.S.C., padre André Zeger O.S.C., Padre João Batista O.S.C., Gerard O.S.C., dentre outros.
Em 1966, assume como pároco, Padre Jerônimo Barten O.S.C. construtor do Salão Paroquial. Com ele vieram Padre Henrique, fundou o Coral Santo Antônio (1970),
Padre Paulo Botto O.S.C., dentre outros.
De 09/09/1973 a 26/11/1982, esteve à frente da Paróquia o Padre José Olavo Pires Trindade que realizou a primeira grande reforma da Igreja Matriz, bem como nas igrejas dos distritos, além de construir as estações do Calvário e realizar. Sacerdote muito querido pela comunidade católica de Miracema, ainda hoje trabalha pelo engrandecimento de nossa Fé entre nós.

Entre 29/11/1984 e 02/02/1986, Padre Carlos Alberto Nascimento que até hoje colabora com a nossa Paróquia. Iniciou a construção da Igreja Nossa Senhora Aparecida.
No ano de 1986 toma posse o Padre Luiz Carlos Reis Amorim. Fundou o Centro Social São Francisco de Assis e iniciou a construção da Igreja Santa Terezinha e de São José.
Em 21/07/1990, chega a Paróquia o Padre Mateus Panackakuzhy, vindo da Índia.
Em 13/06/1996, é empossado pároco, mediante provisão de Dom Roberto Gomes Guimarães. Monsenhor Mateus fez grandes realizações, construir a Capela do Santíssimo Sacramento no interior da Igreja Matriz, ampliou as salas do Centro Social, construiu o segundo pavimento do Salão Paroquial, realizou ampliações e reformas nas igrejas dos distritos, construiu a Igreja Nossa Senhora das Graças e a São Sebastião, que está em andamento. No ano de 2016 promoveu uma ampla reforma da Igreja Matriz.
*Seque abaixo algumas fotos da nossa linda e acolhedora Paróquia.
Fonte: Fotos e texto, retirados da Par Santo Antonio Miracema

Deixe um comentário