InícioCidadeSecretaria de Saúde de Itaperuna realiza ação de prevenção e combate ao...

Secretaria de Saúde de Itaperuna realiza ação de prevenção e combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realizou ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Frigorífico. A ação aconteceu na última quinta-feira (16).

Anteriormente, uma das equipes da CVAS já havia realizado mapeamento, detectando focos de mosquitos naquela área. A ação foi necessária, pois no local, encontram-se terrenos baldios e casas abandonadas, com vários focos de água parada que podem servir de criadouros para a proliferação das larvas da fêmea do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Segundo Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho de combate e prevenção é constante. “E quando são descobertos locais que podem servir de criadouros de mosquitos, logo atacamos. Neste caso, aplicamos inseticida usando a máquina costal. Porém, em outras residências, continuamos com o trabalho focal, com a visita dos agentes”, diz Adriano.

CONSCIENTIZAÇÃO COMO PREVENÇÃO

Com o intuito de conscientizar e prevenir os moradores da localidade, a equipe de Educação e Saúde presente no momento da ação, divulgou os cuidados necessários com mensagens educativas, fazendo a distribuição de folders e panfletos.

Marcelo Ferreira, secretário Municipal de Saúde, marcou presença durante a ação e parabenizou os profissionais, pelo trabalho realizado. “Os agentes de combate a endemias estão imbuídos no trabalho diário, de combater o Aedes aegypti. Os agentes também passam nas residências orientando os moradores, quanto aos cuidados que devem ter para não proliferar criadouros dos mosquitos em suas casas. É muito importante reforçar os cuidados para prevenção dos criadouros e focos do mosquito”, finaliza o secretário.

COMBATE AO MOSQUITO

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

DECOM – Itaperuna

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS RECENTES