InícioDESTAQUESSecretaria de Saúde de Itaperuna utiliza prontuário eletrônico em UBS de bairros...

Secretaria de Saúde de Itaperuna utiliza prontuário eletrônico em UBS de bairros e distritos

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde já conta com sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão utilizando o prontuário eletrônico. As unidades utilizam o Sistema Prime, sendo elas, Aré, Boa Vista, São Francisco, Fiteiro, Guaritá, São Mateus e Júlio Costa, em Comendador Venâncio.

O prontuário eletrônico torna o processo dinâmico, no que se refere ao envio da produção e possibilita controlar as ações da equipe diariamente, bem como facilita a busca por indicadores, possibilitando maior agilidade no trabalho.

As equipes da UBS passaram por treinamentos e, a todo o tempo, há acompanhamento dos técnicos de informática junto à Atenção Primária, visando auxiliar no caso de dúvidas no uso diário do sistema. Após o treinamento, os técnicos continuam dando suporte durante 30 dias, para sanar dúvidas. Depois desse período, os técnicos continuam prestando assistência, sempre que houver necessidade.

Segundo Elisabete Teixeira da Silva, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, a informatização ocorrerá em todas as UBS e também será descentralizado o agendamento de consultas especializadas e exames.

“Hoje, isso ocorre apenas no Centro de Saúde Raul Travassos, com as consultas especializadas e na Central de Regulação Municipal, Casa Laranja; com os exames de média e alta complexidade. Com a descentralização, os pacientes poderão solicitar consultas e exames nas UBS”, comenta.

Quando o sistema começar a ser implementando haverá uma série de testes.

“Inicialmente nas UBS São Manoel, Boa Vista, São Francisco, São Manoel e Retiro do Muriaé, unidades piloto. Posteriormente, após ajustes necessários, a descentralização ocorrerá nas demais UBS”, finaliza a coordenadora de Atenção Primária à Saúde.

DECOM – Itaperuna

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS RECENTES