(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

Estado terá campanha de combate à violência psicológica contra a mulher

Letícia Barros | aguiarbleticia@gmail.com

Letícia Barros | aguiarbleticia@gmail.com

O Governo do Estado promoverá, anualmente, uma campanha de conscientização e combate à violência psicológica contra a mulher. A medida está prevista em lei sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (29). O objetivo da iniciativa é orientar a população e coibir esse tipo de prática no Rio de Janeiro.

“Existem várias formas de violência praticada contra a mulher, que não só a física. Todos esses tipos de abuso, entre eles a violência psicológica, causam graves danos às vítimas. Nosso papel é prevenir e coibir essa prática e conscientizar as mulheres e toda a população sobre o tema, garantindo mais mecanismos de enfrentamento à violência”, declarou Cláudio Castro.

Caracteriza a violência psicológica contra a mulher qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, que controle comportamentos e decisões e que gere prejuízo à saúde psicológica, seja de forma presencial ou por meio da internet. A norma cita ainda outros exemplos desse tipo de agressão às mulheres.

A campanha poderá ser realizada em órgãos e espaços públicos estaduais, com prioridade para estabelecimentos de ensino, hospitais e associações. Parcerias com organizações da sociedade civil também poderão ser firmadas para ampliar a divulgação em outros espaços.

A iniciativa contará com distribuição de materiais informativos para identificação da violência psicológica, vídeos explicativos sobre esse e outros tipos de abuso contra a mulher, formas de denúncia e divulgação nos órgãos de atendimento, entre outras ações.