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Miracema conquista 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira no Estado do Rio de Janeiro

Miracema conquistou o 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB 2021 no estado do Rio de Janeiro. Divulgado recentemente, com nota 5,4, Miracema superou as médias estadual (4,9) e nacional (5,0) no IOEB, que analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais do município.
O estado de São Paulo Lidera o ranking do IOEB (5,7), acompanhado por Ceará e Minas Gerais, ambos com nota 5,5. Segundo informações do https://ioeb.org.br, “o Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens em um município ou estado. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças e jovens que não frequentam a escola. Possibilita uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual, mas também aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país”.

Fonte: https://ioeb.org.br/municipio/miracema-RJ/

Fonte: https://ioeb.org.br/municipio/miracema-RJ/

Na última avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Miracema também ocupou o topo do ranking com os resultados de 6,1 para o Ensino Fundamental II e 6,9 para o Ensino Fundamental I. O município têm organizado seminários externos para compartilhar experiências e inspirar outras redes de ensino.  O município continua buscando aperfeiçoar sua política educacional com novos currículos para a educação infantil e para o Ensino Fundamental, aliados ao desenvolvimento das competências socioemocionais para a formação integral dos estudantes.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Prof. Charles Magalhães “desde que assumimos a gestão em 2017, o governo do Prefeito Clovinho Tostes (solidariedade), temos conseguido avançar em pautas administrativas, como reforma em escolas, climatização das salas de aulas, implementação de plano de carreiras com pagamento da proporcionalidade do Piso Nacional dos Professores e em pautas pedagógicas como a implementação de horário para formação/planejamento semanal, aplicação mensais de avaliações pela equipe da SME e formação continuada para os professores agrupados por ano de escolaridade, o que fortalece as políticas públicas educacionais”.
O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, e é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.
No ano de 2021, com todas as dificuldades impostas pela pandemia, o município autorizou o retorno das atividades presenciais no modelo híbrido desde fevereiro. Realizou no segundo semestre o Seminário de Educação de Miracema e após as baixas dos números de casos da covid 19, têm realizado aulões com alunos do 5º e 9º anos. Segundo a Assessora Pedagógica Vanessa Sentinelli, “os aulões objetivam relembrar conteúdos e motivar alunos. As escolas são convidadas para esses encontros que acontecem no Clube da Cidade e a metodologia aplicada é bem diferente de uma aula cotidiana na escola”.

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